Arma Nerd · Dica de Livro · Doze casas da conquista: · Farmando Dinheiro · jornada stark · Sem categoria

Minha 1ª Carteira de Investimento

7 Dicas de ouro para o Nerd / Otaku começar a investir em ações na bolsa de valores e a última é a mais importante de todas.

1) Tolerância a risco

tolerância ao risco de investimento é a capacidade e a disposição que um investidor tem de suportar grandes oscilações de valor para baixo (perdas) nos investimentos. A tolerância é fundamental para determinar o perfil de investidor: quanto maior a tolerância, mais próximo do perfil arrojado o investidor estará.

Nesse passo você, por exemplo, poderia excluir as ações small caps, que têm menor liquidez.

2) Valor a ser investido

Para que o investimento em ações tenha uma boa relação risco X retorno, a maioria das corretoras recomendam o aporte inicial de R$ 5 mil. Com esse valor é possível diversificar os investimentos e ter um lucro que compense o custo operacional. Mas isso não significa que não seja possível iniciar com menos.

Lembrando que o lote padrão da B3 é composto de 100 ações. Ele evita que você acesse o mercado fracionário, no qual a liquidez é menor. Então, por exemplo, se o papel ou ação custa 30 reais você terá que investir, no mínimo, 3 mil reais para acessar aquela ação.

3) Disposição para o longo prazo

O efeito disposição é um viés cognitivo que está relacionado com a tendência dos investidores ou especuladores venderem as ações com lucro no curto prazo e manter as ações com queda no longo prazo. Ou seja, na carteira dos investidores movidos por este viés, as ações lucrativas duram menos tempo.

Claro que existem investidores que procuram auferir ganhos em ações no curto prazo, mas essa abordagem demanda maior disponibilidade de tempo e de estudos, maior acompanhamento do mercado e também uma maior tolerância a risco.

Na análise fundamentalista, acreditamos, em suma, que o valor das ações no médio e longo prazo reflete os resultados das empresas e também os retornos para os acionistas.

Na nossa visão, essa abordagem mitiga os riscos relacionados a notícias e e também reduz o efeito manada que algumas ações produzem no mercado.

4) Diversificação

Uma das palavras mais usadas no universo de investimentos: diversificação. Com ações não é diferente, inclusive, é muito importante diversificar as empresas na Bolsa. Na nossa visão, com oito, dez ou mais ações você consegue mitigar os principais riscos específicos de uma empresa ou de um setor.

Então, é importante você ter na sua carteira papéis que são descorrelacionados e evitar, por exemplo, ter duas ações do mesmo setor, como dois bancos ou duas empresas de shopping.

Outra recomendação é colocar um componente global nessa carteira. Ou seja, mitigar os riscos que são relacionados especificamente ao Brasil. Duas ações muito usadas para causar esse efeito na carteira são, por exemplo, a Vale e a Suzano, que são exportadoras e têm grande parte das receitas fora do Brasil.

5) Escolher as ações

É importante levar em consideração nesse momento o risco de cada ação e também a sua liquidez. Lembrando que as ações mais negociadas fazem parte do índice Bovespa (Ibovespa). Portanto, vale a pena checar as empresas que estão neste momento no índice.

Muitos investidores gostam de usar casas de análise, como a própria XP Investimentos, para auxiliar na sua tomada de decisão e investimento em ações. E isso realmente é muito benéfico para escolher as ações, pois os especialistas estão de olho diariamente e conhecem, de fato, as empresas.

Uma outra abordagem do investidor, que pode levar mais tempo, é o estudo mais aprofundado das empresas do seu interesse para tomar suas decisões de investimento.

Por fim, é importante dizer que essas casas de análise produzem carteiras já prontas, de acordo com as estratégias de investimento

6) Acompanhar as ações

Depois de montar sua carteira, o próximo e último passo é acompanhar as ações que você escolheu. Aqui, não existe regra predefinida. Assim, essa parte é considerada um processo bastante pessoal.

Olhar o preço de uma ação diariamente pode gerar ansiedade para o investidor iniciante e causar reações impulsivas. A ideia é você estar confortável em segurar por anos empresas que você confie e que veja um futuro bom aos negócios dessas companhias.

Então, encontre uma periodicidade que você se sinta bem. Talvez a cada 15 dias, uma vez por mês ou uma vez a cada três meses. Mesmo assim, é importante dizer que não se pode “largar” as ações, mesmo pensando a longo prazo. As empresas podem sofrer algum tipo de choque, por diversos motivos, e isso pode afetar as ações. Por isso, é preciso ficar atento.

Ademais, atente-se aos balanços trimestrais que as empresas divulgam em seus sites, na parte de Relações com Investidores (RI). São com essas informações que os analistas e profissionais se baseiam para precificar e saber se a ação vale a pena.

7) Faça um curso específico

Mentoria Online – Passo a passo para montar sua primeira carteira de investimentos sem depender de ninguém, sabendo o momento de comprar e vender seus ativos. Planejamento de investimento inicial para que possa colocar em pratica o conhecimento adquirido. Duração de 30 dias com um encontro semanal. A mentoria será feita através de uma plataforma online com acesso restrito aos participantes.  .

Invista 12x R$ 44,70 aproveite a oferta. EU QUERO

  1. de conta na corretora 
  2. Abertura de conta no banco digital
  3. Renda Fixa
  4. Renda Variável
  5. Fundos Imobiliários
  6. Tripé do Investidor
  7. Perfil do Investidor
  8. Os 3 Pilares do Investimento
  9. A regra de ouro dos investimentos (operacional)
  10. Plano Pratico de Investimento
  11. Quando comprar e quando vender ações
  12. Como escolher as melhores ações 
  13. Carteira Compartilhada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s