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O Futuro do Marketing Digital em 2021

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O termo Marketing Digital surgiu há cerca de 20 anos, junto com a internet como conhecemos hoje.closevolume_off

No início, a plataforma web 1.0 não permitia algo que hoje fazemos com bastante frequência: interação.

A informação vinha de apenas um lado, e os consumidores não podiam opinar, fazer perguntas ou elogios. Muito semelhante ao modelo de Outbound Marketing, ou seja, o velho marketing de interupção.

Porém. após mudanças como o surgimento de buscadores e das redes sociais, toda a relação entre público e empresas passou a mudar. E sem dúvidas, para melhor!

E as mudanças não pararam nesses 20 anos. E mais: estão cada vez mais rápidas.

Mais do que o presente, o Marketing Digital continuará sendo o futuro.

Simplesmente porque o Marketing Digital faz algo que o Marketing Tradicional nunca fez: empodera o consumidor.

Ao invés de criar argumentos para convencer sua audiência, você precisa de conteúdos de qualidade, que podem ser consumidos a qualquer hora e em qualquer lugar que o cliente deseje. E melhor, sem atrapalhar e interromper.

Hoje é o consumidor que vai atrás de sua empresa na internet. E se você conseguir gerar valor para ele através de conteúdos relevantes, não duvide, ganhará um cliente engajado, que ouve e confia no que você tem a dizer. E que estará muito mais disposto a comprar de você também.

Qual você acha que é o futuro do marketing digital?

O futuro para marketing digital terá uma das mudanças mais significativas que experimentamos nos últimos anos foi a criação e popularização dos smartphones.

A possibilidade de ter informações a todo momento, em qualquer lugar e na palma da mão, mudou muito o processo de compra do consumidor.

Ele pode estar em uma loja física e ao mesmo tempo verificando os preços dos produtos em outras lojas online. E se achar que pode fazer negócio melhor, acaba nem comprando.

Com o uso massivo da tecnologia mobile, o movimento natural é termos cada vez mais conteúdo, seja em texto, seja em vídeo, sendo consumidos em formatos adaptados para mobile.

Portanto, se seu site/blog ainda não possui um tema responsivo, você está cometendo um grave erro.

Os conteúdos produzidos pelos próprios consumidores, como reviews de produtos, posts em mídias sociais e artigos em blogs, serão cada vez mais consumidos.

Outro fato importante: não basta apenas ouvir sua audiência. É preciso participar, responder comentários e sugestões. Produza conteúdos virais se quiser aumentar seu alcance e não ficar restrito apenas àqueles que já conhecem seu trabalho.

Quais são as previsões para o Marketing Digital em 2021?

Sempre nos perguntamos como será o marketing digital em 2021, o que acontecerá com as postagens do blog em 2021 Então quer se destacar na internet? Continue apostando no Marketing de Conteúdo. Nada mirabolante será necessário.

Mas fique atento aos conteúdos visuais, como vídeos, ilustrações e infográficos. Esse será o formato preferido por um público que terá acesso a cada vez mais informação e tecnologia. Precisam de algo rápido, fácil porém de qualidade.

Quanto mais criativos e fora do padrão, mais interesse irão gerar.

Em 2017, 69% de todo conteúdo consumido na internet será em formato de vídeo!

Como as mídias sociais estão mudando nossas vidas? E como isso afetará nossas vidas diárias em cinco anos?

Mudança na mídia social para o “novo marketing” está abrindo caminho para uma relação mais humanizada entre marcas e pessoas, onde cada consumidor será ouvido, tratado e respeitado da forma que merece.

Porém, não adianta apenas adivinhar o que sua audiência quer. Para saber ao certo é preciso colher dados, fazer análises de métricas realmente importantes.

No entanto, o segredo estará em unir os dados coletados, como números de cliques, de emails cadastrados, de como os usuários gastam seu tempo em seu site e a partir disso conseguir criar estratégias para alcançar essas pessoas.

Descobrir como é o comportamento do consumidor e fazer uma conexão emocional através de conteúdo, design e mídias sociais, baseado naquilo que foi coletado em estudos.

Usar a razão mas sem deixar a emoção de lado. Muito pelo contrário, o objetivo é se conectar com quem está do outro lado. E não há como fazer isso de forma fria e mecânica.

 A guerra contra as mídias sociais e o efeito nas eleições de 2022

Proteção de mídia social, guerra de mídia social contra políticos, sim ainda mais pós pandemia, apesar de não ter nada conclusivo, a tendência próximo das corridas eleitorais sejam as falsas noticias e fakenews de politicos para ganhar voto, e se aproveita de todas as ferramentas de comunicação em massa possível, hoje as redes sociais devido a pandemia dobraram e isso quer dizer que as noticias podem ir para muito mais pessoas do que nas eleições de 2018.

Como podemos nos proteger em uma era de notícias falsas?

Efeito de notícias falsas na sociedade, a melhor maneira para se livrar dessas falsas noticias é se desplugando um pouco das redes sociais e olhar o entorno, e perceber que independente das noticias vindas das redes sociais, a realidade é que os politicos não estão olhando com o mesmo olhar que nós estamos olhando.

Como podemos usar a Inteligência Artificial para melhorar o Marketing Digital?

Sabemos que Inteligência Artificial é uma realidade. Existe uma quantidade incomensurável de dados que, para terem algum valor, precisam ser lidos, entendidos e categorizados por programas de computação cognitiva. Agora, vamos ver como isso pode afetar as suas estratégias:

Com base em alguns traços em comum, ou a partir de um tema, lapso de tempo, forma de interação, usos de certas expressões e outras bilhões de características que cada indivíduo tem, é possível traçar perfis de público, delimitá-los e utilizar essas informações para montar campanhas de marketing direcionadas e efetivas.

Com isso, é possível adiantar tendências, necessidades ou desejos a serem supridos. Os dados brutos não estruturados, com o devido tratamento por programas de computação cognição, podem ser um trunfo muito relevante.

Com base no conhecimento do consumidor, é possível utilizar programas de Inteligência Artificial que organizem e executem campanhas de marketing com direcionamento de público. Ou seja, a partir de critérios já selecionados, as campanhas chegarão somente ao consumidor que já tem potencial interesse.

O uso de assistentes virtuais, atendimento automatizado, e tecnologias semelhantes têm se tornado cada vez mais comum. No entanto, esse tipo de atendimento peca na falta do tato humano, na capacidade de comunicação.

Assistentes virtuais que utilizam programas de Inteligência Artificial estão se tornando cada vez melhores, especialmente porque, com o Deep Learning, eles aprendem e compreendem mais a cada novo atendimento, oferecendo soluções mais rápidas para problemas similares já antes solucionados.

A humanização do atendimento é uma estratégia de marketing baseada no relacionamento. Conseguir aliar isso com a utilização da Inteligência Artificial é um grande diferencial de mercado.

A conversão é o objetivo principal da maioria das estratégias de marketing, mas também existe outro resultado igualmente importante e que não deve ser esquecido: conseguir o engajamento e a fidelização do consumidor. Uma estratégia de marketing de relacionamento passa, necessariamente, por oferecer ao cliente, mais que um produto, uma experiência excelente desde o primeiro atendimento até o momento do pós-venda — ou seja, por toda a jornada do cliente. A Inteligência Artificial pode garantir que esses passos sejam devidamente executados, propiciando dados estruturados relevantes. Há muitas formas de utilizá-la na sua estratégia de marketing, da simples análise de dados até como assistente virtual.

Conclusão

O futuro do Marketing Digital é promissor.

Porém, para que você também tenha futuro com seu negócio, site ou blog, a atenção às mudanças deve ser máxima.

O empreendedor não pode parar de se atualizar nunca nesse mercado tão volúvel. E claro, precisa ser flexível o bastante para acompanhar as mudanças.

A adaptabilidade e até mesmo a capacidade de lançar ou adotar novas tendências logo que acontecem, pode fazer a diferença perante uma crescente concorrência, que vem atraída pelo baixo custo necessário e a aparente facilidade de ingressar no mercado do Marketing Digital.

Outro desafio encontrado no mundo do Marketing Online é a gestão de múltiplos canais de comunicação, como blog, email, redes sociais diversas, chat e outros. Esteja pronto para esses obstáculos em sua jornada.

No entanto garanto que, se seu propósito é forte, se você acredita em seu talento e sabe que dará nada menos que o seu melhor resultado possível, não tem como dar errado.

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